Fortalecimento muscular para corredores

Corredor gosta é de correr. Muitos torcem o nariz, só de pensar em ficar numa sala de musculação, levantando pesos. A ideia de ficar “preso” em um ambiente, não agrada à maioria dos Loucos que Correm.

Mas, afinal, qual a importância do fortalecimento muscular para os corredores?

Foto: site O2 por minuto

Na idade adulta, tendemos a perder, de forma acentuada, 3 capacidades muito importantes para toda atividade física: resistência, flexibilidade e musculatura.

Quando corremos, melhoramos o sistema cardiovascular e a oxigenação, aumentando nossa resistência. Para a melhora da flexibilidade, podemos optar por sessões de alongamentos, por exemplo. Mas, e quanto à musculatura?

Músculos fortes protegem nossas articulações, nossos ossos, nossos tendões e os próprios músculos, nos deixando preparados para movimentos inesperados, como mudança de terreno, obstáculos, uma pisada em falso, paradas bruscas ou mudança de direção, situações que todo corredor enfrenta, seja durante os treinos, seja participando de alguma prova.

O fortalecimento traz outro importante benefício: melhora o desempenho durante treinos e corridas, pois aumenta a potência muscular. Uma musculatura melhor preparada ajuda o corpo a responder aos esforços de forma mais eficiente.

Além disso tudo, é preciso lembrar que, embora utilizemos as pernas para correr, todo o corpo precisa estar preparado. Uma postura adequada, além de evitar lesões, ajuda na respiração e no equilíbrio. Para garantir a boa postura, é fundamental que todo o tronco esteja fortalecido. Os movimentos dos braços, quando bem coordenados com as passadas, aumentam a eficiência na corrida. “Os braços puxam as pernas”, dizia um treinador que tive na adolescência.  E como ter braços e ombros fortes? Exercícios de fortalecimento.

O corredor precisa de uma estrutura muscular forte para estabilizar todo o esqueleto e, em especial, as articulações (joelho, tornozelo, quadril, etc).

No entanto, podemos observar que a necessidade de um trabalho específico de fortalecimento pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de sua constituição física e demais atividades. Consulte um profissional de educação física ou fisioterapeuta para planejar seu treinamento, de forma adequada às necessidades do seu corpo, tendo em vista seus objetivos, estejam eles voltados para os cuidados com a saúde ou com a performance nas corridas.

Segundo Kim Cordeiro, treinador da BK Sports “A musculação é uma das formas mais comuns de fazer o fortalecimento, mas muitas pessoas têm optado pelo pilates e outros exercícios funcionais. Desde que o trabalho seja feito de maneira direcionada, com uma progressão de força, todos são boas ferramentas”.

Ou seja, não há desculpas para não fortalecer seu corpo e estar mais preparado para as atividades do dia a dia e melhorar seu desempenho nas corridas. Escolha a opção que mais tem a ver com você e cuide-se!


 

Pilates Espaço Dorna

Dica do blog Loucos que Correm: PILATES

– Melhora a postura e consciência corporal

– Aumenta a flexibilidade e força muscular

– Ajuda na reabilitação de lesões

Em Pindamonhangaba, Espaço Dorna, com a fisioterapeuta Mariane Fernandes Dorna.

 


 

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Fabio Frasson

Fabio Frasson

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