Os benefícios do pilates para corredores

Quando você corre, o impacto das passadas pode chegar a 3 vezes o seu peso corporal. A sobrecarga das articulações, como joelhos, tornozelos e quadris, é um dos maiores problemas do esporte. Portanto, se a corrida é uma paixão, é preciso cuidar para que seu corpo seja capaz de suportar essa atividade sem lesões, certo?! A prática do Pilates, além de protegê-lo, pode melhorar sua performance, sua saúde e qualidade de vida.

Pilates melhora a flexibilidade

www.runners.mx - galeria de fotos

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Em nossas atividades diárias, não utilizamos todos os grupos musculares com a mesma intensidade e frequência. Por essas e outras razões, alguns desses músculos podem ser encurtados, dificultando nossos movimentos e aumentando a propensão às lesões.

Para reduzir o risco de lesão, proteger as articulações e aumentar o desempenho da musculatura durante as corridas, é fundamental que o corredor associe seus treinos ao trabalho de flexibilidade. Esse é um dos principais benefícios da prática do Pilates, cujas técnicas visam, não apenas o alongamento, mas o fortalecimento, a consciência corporal e a correção dos movimentos.

Para saber mais sobre a importância do alongamento, clique aqui.

Pilates fortalece a musculatura e melhora a performance do corredor

As técnicas de Pilates visam promover o fortalecimento do corpo, de forma equilibrada, com exercícios que utilizam, principalmente, o próprio peso corporal e a resistência de elásticos e molas. Desse modo, promove também a melhora da consciência corporal, sem risco de lesões por sobrecarga de peso ou movimentos inadequados.

Como o fortalecimento ocorre sem hipertrofia muscular, ou seja, sem aumento do volume dos músculos, o Pilates melhora a performance dos atletas, que mantêm-se leves, porém mais fortes.

Para saber mais sobre a importância do fortalecimento muscular para corredores, clique aqui.

Pilates é correção e manutenção postural

A maioria das pessoas apresenta vícios posturais, tanto por maus hábitos, quanto pela falta de força na musculatura torácica. Isso é uma das principais causas de problemas na coluna. Entre os corredores, esse mal pode acarretar dores, lesões e perda de performance.

Os exercícios utilizados pelo Pilates promovem o fortalecimento do core, ou seja, da musculatura responsável pela sustentação da coluna vertebral. Com um tronco mais forte e equilibrado, melhoramos a postura, favorecendo todos os movimentos, economizando energia e facilitando a respiração.

Com movimentos precisos e a orientação constante de um profissional, os exercícios visam o alinhamento natural da coluna.

Veja como a postura correta pode ajudar a evitar a famosa dor de lado, clicando aqui

Pilates aumenta o equilíbrio e a capacidade de reação às mudanças de terreno

Quando corremos, dependendo da distância, repetimos milhares de passos; subimos e descemos calçadas, desviamos ou saltamos obstáculos, aceleramos ou paramos num cruzamento, trocamos o asfalto pela terra, pedra ou paralelepípedo. Todas essas mudanças de direção, ritmo e terreno exigem de nós muita atenção e equilíbrio para evitar quedas, lesões e aborrecimentos. Afinal, uma pisada em falso e… tchau corrida!

Segundo a fisioterapeuta do Espaço Dorna, Mariane Fernandes Dorna, outro importante objetivo do trabalho do Pilates é aumentar a propriocepção, ou seja, a capacidade que temos de  perceber o momento, a extensão, a intensidade e a força necessária em cada movimento.  Desta forma, o corredor torna-se mais preparado para as situações inesperadas, mas tão frequentes, citadas acima.

Pilates melhora a capacidade respiratória

Um dos aspectos fundamentais para a melhora da performance do corredor é a sua capacidade respiratória.

Além de trabalhar a postura do atleta, reduzindo a tensão sobre o diafragma, o Pilates ensina mecanismos corretos de respiração,  fortalece os músculos do tórax e promove a respiração torácica, melhorando a expansão dos pulmões e, consequentemente, a captação de ar e a oxigenação do organismo.

Em resumo, quais os principais benefícios do Pilates para corredores?

– melhora a flexibilidade, evitando lesões, e capacitando a musculatura do corredor para os esforços de treinos e corridas;

– fortalece, de forma equilibrada, sem aumento de peso e volume muscular, aumentando a performance do corredor;

– melhora a postura, protegendo a coluna, ajudando a evitar a dor de lado (tão comum entre corredores);

– prepara o corredor para reagir mais rapidamente aos movimentos inesperados, protegendo, principalmente, joelhos e tornozelos;

– aumenta a capacidade respiratória, tanto pela melhora da postura, quanto pelo aprendizado das técnicas de uma respiração correta.


Pilates Espaço Dorna

Dica do blog Loucos que Correm: PILATES

– Melhora a postura e consciência corporal

– Aumenta a flexibilidade e força muscular

– Ajuda na reabilitação de lesões

Em Pindamonhangaba, Espaço Dorna, com a fisioterapeuta Mariane Fernandes Dorna.


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Fabio Frasson

Fabio Frasson

fabio.frasson@yahoo.com.br

2 comentários para Os benefícios do pilates para corredores

  • Mariane Fernandes Dorna  disse::

    Acredito e aposto na filosofia do método do Pilates como ampliação e expansão do corpo saudável através da prática de atividade física. Ao meu olhar de prática clínica, o Pilates vem sendo uma grande ferramenta de suporte para a melhora na performance de corredores, podendo então garantir uma capacidade cardiorrespiratória resistente para um treinamento de corrida, seja ele de curta a pequena distância. Sendo assim, como Fisioterapeuta, sugiro aos corredores, sejam amadores ou profissionais, à conhecerem mais o método do Pilates como aprimoramento, aplicando-se corretamente, existem grandes evidências clínicas comprovando a eficácia no mesmo.

    • Fabio Frasson  disse::

      Gratidão pelo apoio e pela contribuição, Mariane. Tenho certeza de que trouxemos um excelente tema aos nossos amigos corredores.

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