Dormência ou formigamento nos pés durante a corrida?

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Você já sentiu os pés formigarem durante uma corrida? Já sentiu os dedos dormentes? Saiba que essa sensação é muito comum entre os corredores. As causas, geralmente, são simples. Mas é preciso observar os sintomas e, em caso de dúvida, procurar orientação médica.

Na maioria dos casos, a sensação de dormência ocorre por conta da compressão de algum nervo, e atinge, principalmente, os dedos, mas pode abranger também a planta dos pés, o dorso e até os tornozelos. Calçados pequenos ou com cadarços muito apertados podem ser os vilões desse desconforto. Para evitá-lo, a dica é sempre optar por tênis mais “folgados”, já que nossos pés incham durante a corrida, e “resolvem” não caber mais no calçado. Aí, sem pensar, nós encolhemos os dedos, mudamos a pisada e acabamos prejudicando todo o movimento; e o que era uma dormência nos pés, pode provocar outras dores.

Se isso ocorrer novamente, procure alongar e massagear os pés. Fazer movimentos circulares também pode ajudar a aliviar o formigamento.

Veja nas figuras abaixo algumas dicas de como amarrar os cadarços do seu tênis e evitar alguns desconfortos.

como amarrar os cadarços2como amarrar os cadarços1como amarrar os cadarçoscomo amarrar os cadarços4como amarrar os cadarços3

Mas fique atento. O calçado não é o único vilão. Atividades como a corrida, que provocam muito impacto nos pés, podem causar lesões nos nervos plantares, conhecidas como Neuroma de Morton.

Se você está certo de que seu tênis não está apertado e, mesmo assim, a dormência tem sido rotineira, procure um médico e cuide da saúde dos seus pés. Afinal, eles te conduzem a cada passo, a cada km, a cada aventura por esse mundo de loucos que correm!


Sua opinião e suas sugestões são muito importantes para fazer esse blog ainda melhor. Conto com sua participação.

Aproveite o campo abaixo, ok!

Ah.. curta, comente, compartilhe e volte sempre!

Gratidão!

Fabio Frasson

Fabio Frasson

fabio.frasson@yahoo.com.br

 

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>