Fabio e Simone Treino dia dos namorados

Correr em dias frios: como vencer a preguiça?

Quer um motivo para treinar em dias frios? você!

Não é fácil encarar o frio para treinar, não é mesmo? Bate aquela preguiça, aquela vontade de ficar em casa, bem agasalhado, tomando uma xícara de chocolate quente.  Acho que todos nós corredores já passamos por isso muitas vezes. Mas, felizmente, vencemos na maioria delas.

A sensação de frio é fisiológica. É normal que sintamos essa necessidade de nos recolhermos, de pouparmos energia, de nos protegermos. Mas e os nossos objetivos? Uns treinam para melhorar a performance, o ritmo de corrida, alcançar recordes pessoais ou disputar os primeiros lugares; outros buscam perder aqueles quilinhos indesejados ou melhorar o condicionamento físico geral. Será possível realizar esses sonhos, sucumbindo à preguiça e treinando apenas nos dias quentes? Creio que não. Então, lute por você, deixe o edredom de lado e a xícara de chocolate pra mais tarde e pé na estrada (ou, se quiser, na rua, nos parques ou nas trilhas).

Cuidados ao correr em dias frios

Fabio e Simone Treino dia dos namoradosCom as baixas temperaturas, sentimos todo nosso corpo contraído; literalmente, fica mais difícil aquecer o corpo e relaxar a musculatura; a respiração parece queimar; às vezes, parece que as articulações estão enferrujadas, rangendo a cada passo. É preciso iniciar os treinamentos em ritmo mais lento, buscando o aquecimento do corpo para evitar lesões. Cada pessoa tem uma sensibilidade diferente ao frio. O meu rendimento sempre cai em dias frios. Já virei o “cara que corre de calça e blusa”.

Independente da sensação de cada um, o fato é que treinar em dias frios requer alguns cuidados especiais:

1 – utilize roupas que ajudem a manter o corpo aquecido, sem exagero. Procure aquelas específicas para corrida, pois permitem a transpiração sem manter o corpo molhado de suor;

2 – mesmo sem a sensação de sede, mantenha o corpo hidratado;

3 – proteja a pele e os lábios do ressecamento provocado pelo frio;

4 – nos dias frios aumenta nossa vontade por alimentos calóricos. Cuidado com o  excessos, pois alguns quilos a mais podem comprometer seu rendimento.


Sua opinião e suas sugestões são muito importantes para fazer esse blog ainda melhor. Conto com sua participação.

Aproveite o campo abaixo, ok!

Ah.. curta, comente, compartilhe e volte sempre!

Gratidão!

Fabio Frasson

Fabio Frasson

fabio.frasson@yahoo.com.br

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>