A primeira corrida de 10km

Como encarar os 10km pela primeira vez?

A gente começa a correr sem grandes pretensões. Corre pela saúde, corre para perder peso, corre por prazer. A primeira prova, geralmente, de até 5km, acontece por influência ou por convite de alguém. A ansiedade é inevitável, mas o desafio não costuma assustar. Agora…, a primeira prova de 10km muda tudo.

será que eu consigo?

O primeiro frio na barriga acontece na hora de fazer a inscrição. Uma porção de dúvidas pairam no ar. Se houver opção para uma distância menor, é comum pensar duas, três, quatro vezes antes de clicar nos 10km.

Se você está prestes a participar de sua primeira prova nessa distância, provavelmente entenda bem o que estou escrevendo. Seja bem-vindo!

Encare esse momento como um ritual de passagem. Não pela dificuldade física para completar a prova, mas pela barreira psicológica. Você vai tirar de letra e confiará muito mais em si mesmo depois dessa conquista!

10km - Corrida General Salgado 2012 Minha primeira prova de 10km

10km – Corrida General Salgado 2012
Minha primeira prova de 10km

Deixo aqui algumas dicas simples, mas objetivas para você cruzar essa linha de chegada.

5 Dicas para Correr os 10km pela primeira vez

-1- Não posicione-se para a largada próximo ao pelotão de frente. Os atletas mais experientes e mais rápidos podem induzi-lo a imprimir um ritmo mais forte do que você está acostumado. Isso irá fadigá-lo rapidamente.

-2- Comece a prova em ritmo mais tranquilo, um pouco abaixo do que tem feito nos treinos. A ansiedade passará em alguns minutos e   você terá energia para apertar o passo.

-3- Concentre-se em sua respiração. Quanto mais relaxada e profunda, melhor.

-4- Atenção à postura. É muito comum que o tronco se curve para frente, na medida em que ficamos cansados. Isso comprime o diafragma, prejudica a respiração e compromete o desempenho.

-5- Olhe sempre para frente. Mantenha o olhar pouco abaixo da linha do horizonte, alguns metros a sua frente; visualize algum competidor a quem possa seguir ou buscar. Isso irá ajudá-lo a manter o ritmo e até a melhorá-lo.

Por fim, curta o percurso e cruze a linha de chegada como um campeão! Você merece!


Sua opinião e suas sugestões são muito importantes para fazer esse blog ainda melhor. Conto com sua participação.

Aproveite o campo abaixo, ok!

Ah.. curta, comente, compartilhe e volte sempre!

Gratidão!

Fabio Frasson

Fabio Frasson

fabio.frasson@yahoo.com.br

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>