Fabio e Simone Treino dia dos namorados

A importância do Aquecimento

Por que fazer aquecimento antes de correr?

Desde os tempos das aulas de educação física, na infância, aprendemos que é importante começar qualquer atividade esportiva pelo aquecimento. Sabemos que isso ajuda a evitar lesões. Mas, por que nem todos têm esse hábito? Preguiça? Descrença? Vergonha? Falta de conhecimento sobre como aquecer corretamente? Talvez um pouco de vários pequenos motivos. O resultado disso é um grande risco; risco de se machucar; risco de não ter o rendimento esperado, por falta de preparação  do corpo; risco de fadigar muito rápido.

Como já mencionei em outro post, quando iniciamos uma corrida, partindo do zero, ou seja, sem aquecimento prévio, nosso corpo leva um grande susto. Pense bem: quando estamos parados, nossa respiração está tranquila, os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea também. E, de repente, nosso corpo é forçado à acelerar, necessitando de muito mais oxigênio e irrigação dos músculos. Coração, pulmão, tudo passa a ser muito mais exigido. O resultado é um grande cansaço, aquela sensação de que o coração vai sair pela boca, de que você vai “quebrar” nos primeiros minutos. Isso sem falar na possibilidade de dores e lesões.

A principal função do aquecimento, portanto, é preparar o corpo, tanto fisiologicamente, quanto psicologicamente, para um grande esforço que está por vir. Deve ser uma atividade moderada. O aumento gradativo da temperatura corporal estimula a vasodilatação, melhorando a irrigação  tecidual. Isso, aliado ao aumento de atividade do sistema cardiovascular e respiratório, aumenta o suprimento de oxigênio e substratos ao tecido muscular, melhorando a elasticidade dos músculos, tendões e ligamentos, reduzindo o risco de lesões.

O aquecimento estimula também o sistema nervoso central, aumentando a velocidade de transmissão de impulsos nervosos.

Como deve ser seu aquecimento antes da corrida?

É importante notar que alguns fatores podem determinar a intensidade e o tempo necessário de aquecimento: o nível de atividade a ser praticada, o condicionamento físico e a idade da pessoa, a temperatura ambiente, entre outros. Quanto maior a idade, mais cuidadoso, longo e gradual tende a ser o aquecimento; Pessoas com melhor condicionamento físico necessitam de maior intensidade no trabalho de aquecimento; dias mais frios também requerem maior tempo de aquecimento.

De qualquer forma, devemos realizar exercícios que promovam aquecimento geral e específico. Ou seja, por meio de atividade moderada, promovemos a elevação da temperatura corporal e aumento da frequência cardíaca e respiratória. Pouco a pouco, fazemos exercícios específicos, movimentos que serão realizados durante a corrida. Assim, todo o corpo estará preparado para que possamos aproveitar cada passo e fazer o nosso melhor em cada km.

Então, não tenha preguiça, nem vergonha de fazer o melhor. Faça um bom aquecimento e divirta-se!

Ah…se possível, procure orientação de um profissional, preferencialmente um especialista em corridas.


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Fabio Frasson

Fabio Frasson

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