area da dor da canelite

Dor na canela durante a corrida? Pode ser canelite

Sentir dores na canela é muito comum entre os corredores, principalmente entre os iniciantes. No entanto, a sobrecarga de treinamentos também pode ser a causa desse desconforto, até mesmo entre os mais experientes.

A Síndrome da Tensão Tibial Medial (STTM), popularmente conhecida como canelite, é a inflamação da tíbia, principal osso da canela, e causa dores na parte frontal interna da perna, onde é possível sentir o osso. É uma resposta ou uma reação óssea à sobrecarga, causada, principalmente, pela repetição do impacto, associada à fraqueza dos músculos da parte de trás da perna.  O aumento repentino da intensidade ou da duração dos treinamentos, a mudança do terreno ou da superfície onde são realizados, a falta de alongamentos, a mudança de calçados, a super-pronação da pisada e correr “jogando” muito o peso do corpo para frente também podem contribuir para o surgimento da canelite.

Para evitar esse inconveniente que pode afastar você das corridas por vários dias, semanas e até meses, seguem algumas dicas:

5 Dicas para evitar as dores na canela, conhecidas como Canelite

1- É fundamental fortalecer os músculos localizados na panturrilha, melhorando a absorção do impacto;

2- Realizar sempre um bom aquecimento, antes de iniciar a corrida;

3- Alongar;

4- Realizar exercícios para melhorar o equilíbrio e a postura;

5- Respeite os seus limites. O descanso é fundamental para a recuperação do corpo.

 

Se, apesar de seus cuidados, a dor aparecer, André Cezarino de Lima, treinador da Lobo Assessoria, indica a aplicação de gelo e o descanso. Se a dor continuar, recomendo consultar um especialista. Um educador físico poderá, por exemplo, orientá-lo quanto à correção dos movimentos, a duração e a intensidade dos treinamentos. Um médico deverá ser consultado para melhor diagnosticar a causa da dor. E, se for necessário um tratamento, consulte um fisioterapeuta.

 

Outras informações em:


Sua opinião e suas sugestões são muito importantes para fazer esse blog ainda melhor. Conto com sua participação.

Aproveite o campo abaixo, ok!

Ah.. curta, comente, compartilhe e volte sempre!

Gratidão!

Fabio Frasson

Fabio Frasson

fabio.frasson@yahoo.com.br

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>