mulher correndo

Os benefícios da corrida para as mulheres

A cada dia, mais mulheres estão descobrindo os benefícios da corrida de rua. Da perda de peso ao controle dos sintomas da TPM, muitas são as razões para você adotar a corrida como seu esporte predileto.

No ano passado (2016), a meia maratona do Rio de Janeiro reuniu 13.000 participantes, sendo 53% de corredoras. Em 2013, elas representaram 38,5% dos 9.500 inscritos. O crescimento rápido do número de mulheres em provas mais longas está diretamente ligado à busca por melhor qualidade de vida.

Quer saber mais?

10 principais benefícios da corrida para as mulheres

1- Correr emagrece: a aceleração do metabolismo é fundamental para a queima de gordura. Os homens possuem mais massa muscular, o que faz seu organismo gastar mais energia. Nas mulheres, o metabolismo é mais lento. A corrida acelera o metabolismo, pois aumenta a produção dos hormônios tireoidianos (T3 e T4) e, consequentemente, a queima de gordura e, de quebra, a tão sonhada redução de peso.

2- Correr alivia as dores menstruais: a prática da corrida faz com que o corpo libere beta-endorfina, um hormônio vasodilatador, ajudando a reduzir as dores causadas pelas fortes cólicas que afetam muitas mulheres.

3- Correr tonifica as pernas e o bumbum: por trabalhar, principalmente, os membros inferiores, correr fortalece as panturrilhas, as coxas e o bumbum, reduz a flacidez e o acúmulo de gordura, deixando o corpo mais torneado.

4- Correr ajuda no combate à celulite: a celulite é causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células. Correr ajuda a redução dos níveis de gordura, no aumento da circulação sanguínea e na diminuição dos líquidos retidos pelo organismo. Lembrando que essa retenção de líquidos é muito maior nas mulheres que nos homens.

5- Correr melhora o humor e estimula a libido: com a corrida, o corpo aumenta a produção de dopamina e serotonina, os hormônios que geram a sensação de prazer e bem-estar, aliviando o estresse, reduzindo os sintomas da TPM e aumentando o interesse sexual.

6- Correr combate o envelhecimento: a corrida promove aumento da eliminação de toxinas e estimula a renovação celular, melhorando o aspecto da pele.

7- Correr melhora a auto-estima: Com o corpo mais forte e bonito, e com a melhora dos níveis hormonais, a auto-estima feminina se eleva, naturalmente.

8- Correr reduz a insônia: além de contribuir com a produção de hormônios que geram bem-estar, a corrida auxilia na redução da ansiedade e produz substâncias que relaxam o corpo, melhorando a qualidade do sono, segundo a American Sleep Disorders Association.

9- Correr ajuda na prevenção do câncer de mama e endométrio: por promover a melhoria dos níveis dos hormônios sexuais, a prática de exercício regular, como a corrida, diminui o risco de desenvolvimento desses tipos de câncer, que tanto afligem as mulheres.

10- Correr ajuda a prevenir infecções ginecológicas: A queda da imunidade é um dos principais fatores de infecções ginecológicas, como a candidíase. A prática regular e correta da corrida auxilia na melhora dos níveis de imunidade do organismo.


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Fabio Frasson

Fabio Frasson

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