Como melhorar o Folego na corrida

Como respirar melhor durante a corrida

Respirar é algo natural, quase involuntário. Uma atividade que fazemos, quase sempre, sem pensar. Mas quando corremos, isso deixa de ser fácil. O volume de oxigênio necessário para que o corpo dê conta do recado aumenta muito. Ficamos ofegantes, com a sensação de que o ar entra queimando tudo. E como parece faltar oxigênio… Nossos pulmões precisam trabalhar muito para garantir quantidade suficiente de oxigênio para que os músculos tenham energia e força.
No início da corrida é aquele sufoco; o corpo todo entra em pânico; Aos poucos vamos equilibrando a respiração, controlando o cansaço e seguimos em frente. Mas não é fácil! E tenho pra mim que nunca fica fácil. Nós é que ficamos melhores. Mas é preciso treino, muuuuuito treino.

Mas, então, como melhorar o fôlego?

É perceptível que cada pessoa tem uma capacidade respiratória diferente; um condicionamento físico diferente.  E quanto melhor o condicionamento físico, melhor a capacidade respiratória. Então, a melhor forma de melhorar o fôlego é a regularidade dos treinamentos. Treinando regularmente, o corpo vai se acostumando ao esforço.
Segundo Carlos Ventura, autor do livro Manual do Corredor“Pessoas que não costumam praticar atividade física têm menos fôlego porque a sua atividade aeróbia é fraca e, por conta disso, a capacidade física é menor”.
Então, bora correr!
Mas basta sair por aí, correndo? Não. É claro que qualquer treinamento é melhor que nenhum. Mas sempre é bom contar com a orientação de um profissional. Pense nisso!
Uma das dicas de Carlos Ventura é treinar em velocidade reduzida, por longas distâncias. Segundo ele, “A capacidade respiratória pode ser melhorada com corridas longas e lentas porque promove uma hipertrofia cardíaca adequada“.
Realizar outras atividades, além da corrida, também pode colaborar muito com a melhora do condicionamento. Natação, ciclismo, pilates, yoga…. O importante é fazer exercícios regularmente. A dica do blog Loucos que Correm é o pilates, que, dentre outros benefícios, contribui para a melhora da capacidade respiratória, pois além de trabalhar a postura do atleta, reduzindo a tensão sobre o diafragma, ensina mecanismos corretos de respiração,  fortalece os músculos do tórax e promove a respiração torácica, melhorando a expansão dos pulmões e, consequentemente, a captação de ar e a oxigenação do organismo.
Clique aqui e leia o post Os benefícios do pilates para corredoresComo melhorar o Folego na corrida

Como respirar durante a corrida?

A maioria de nós aprendeu que o correto é inspirar pelo nariz e expirar pela boca; que assim, o ar chega aos pulmões filtrado e aquecido e sai mais rapidamente. É assim que faço, o tempo todo. Nem consigo inspirar, voluntariamente, pela boca sem sentir desconforto nos dentes, na boca e na garganta. Mas isso não quer dizer que não possa ser diferente. Aliás, nos momentos de atividade intensa, em que o corpo precisa de mais oxigênio, acabamos inspirando tanto pelo nariz quanto pela boca, simultaneamente. Se essa for a forma mais confortável pra você, tudo bem.

Para Turíbio de Barros, mestre e doutor em fisiologia do exercício, “respirar corretamente na corrida é respirar da forma mais natural possível“, seguindo as necessidades do corpo.

No entanto, notamos que estabelecer um ritmo respiratório, coordenando a respiração com as passadas é outra dica importante para cadenciar a corrida sem ficar ofegante. Tente, por exemplo, inspirar a cada 3 passos e expirar também a cada 3 passos. Com o tempo e os treinamentos, isso fica natural, a respiração fica mais tranquila e você fará sem perceber.

Dicas são importantes, mas o melhor mesmo é prestar atenção ao seu corpo, correr no ritmo  que for mais confortável pra você, mantendo uma respiração tranquila, na cadência dos seus passos. Ah… fazendo isso com regularidade, tudo ficará melhor!


Dica do blog Loucos que Correm: PILATESPilates Espaço Dorna

– Melhora a postura e consciência corporal

– Aumenta a flexibilidade e força muscular

– Ajuda na reabilitação de lesões

Em Pindamonhangaba, Espaço Dorna, com a fisioterapeuta Mariane Fernandes Dorna.


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Fabio Frasson

Fabio Frasson

fabio.frasson@yahoo.com.br


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