Por que treinar com uma assessoria esportiva?

Correr tem sido uma das atividades físicas mais praticadas no Brasil e no mundo. Nas ruas, nos parques, na praia ou no calçadão, é cada dia mais comum encontrar gente correndo, seja sozinho, aos pares ou em grupo.

Cada corredor tem seu objetivo. Uns estão em busca de saúde, fugindo do sedentarismo. Outros são atletas, mesmo que amadores, em busca de alta performance. Mas seja qual for  a motivação, há uma pergunta que, hora ou outra, nos rodeia: Por que treinar com uma assessoria esportiva?

Se a corrida é um esporte tão simples, que aprendemos quando crianças, brincando de pega-pega, por que contratar um profissional?

Durante vários anos, corri sozinho. Corria quando dava vontade, quando tinha tempo, quando tinha disposição. Corria a distância que dava na telha, no ritmo que era possível. Algumas vezes, saía feito cavalo doido, mais rápido do que devia, e ia cansando.   Em outras, pensava em fazer uma determinada distância e acabava mudando de ideia no meio do caminho.

Quando comecei a participar de corridas de rua, passei a treinar com mais frequência e isso me ajudou a melhorar o rendimento. A regularidade é importante. Mas logo atingi um platô. Era como um telhado de vidro, que me limitava, me impedia de ir além. Por mais que eu tentasse, não conseguia sair daquele patamar de rendimento. Esse foi o meu porquê.

Desde a primeira prova, eu vinha buscando (sem muito sucesso) melhorar meus resultados. Novos recordes pessoais, quando atingidos, não ficavam muito longes do que eu já tinha feito. Eu me sentia estagnado.

Em janeiro deste ano, me integrei ao grupo de assessoria Sou + Turma da Corrida, criado pela educadora física e personal trainer Erika Leme (também criadora do grupo Turma da Corrida), ao lado da atleta e também educadora física, Luciana Siqueira. Em quatro meses de treinamento, baixei 2 minutos em meu recorde dos 10km, 3 minutos nos 15km e 9 minutos nos 21km. Estou satisfeitíssimo com os resultados.


Existem muitos motivos para buscar o acompanhamento de um profissional. Para começar, você tem ao seu lado alguém que se dedica a conhecer cada detalhe daquela atividade, seus benefícios e seus riscos, o jeito mais seguro e eficiente de praticar, as alternativas, de acordo com cada objetivo e o perfil de cada um.

Mas, para ser mais objetivo, …

10 benefícios de treinar com uma assessoria esportiva

1- Planejamento dos treinos com base em seus objetivos, sejam eles voltados para a saúde, o condicionamento físico, a realização de alguma prova específica ou a evolução da performance como corredor.

2- Adequação do treinamento ao seu estágio atual de condicionamento físico. A evolução ocorre de forma gradual.

3- Equilíbrio entre frequência, intensidade e potência dos treinamentos, evitando sobrecarga (o chamado overtraining) que pode causar sérias lesões ou mesmo a perda de rendimento, devido ao desgaste.

4- Desenvolvimento da técnica dos movimentos de corrida. Orientação profissional quanto à postura, passada, pisada, e coordenação de movimentos, protegendo-o contra lesões e melhorando seu rendimento.

5- Aprender ou desenvolver seu ritmo de corrida para cada distância, tanto para os treinos quanto para as provas, concluindo-os com melhor desempenho.

6- Maior disciplina nos treinamentos. Seja porque você está pagando, seja porque assumiu um compromisso, seja porque está sendo cobrado pelo cumprimento da planilha, você, dificilmente, deixará um dia de treino para atrás.

7- Ter um assessor esportivo é ter alguém, sempre a postos, para tirar dúvidas sobre exercícios, movimentos, calçados, roupas, utensílios, suplementos, alimentação, lesões, dores, rendimentos, provas, etc e tal.

8- Treinar em grupo cria novas amizades. É incrível, mas compartilhar afinidades é um fantástico fator de criação de amizades.

9- Maior incentivo e estímulo para continuar. Estar entre amigos, com objetivos e desafios comuns, reduz a possibilidade de desistência. Receber aquele apoio moral quando o treino fica difícil faz toda a diferença.

10- Se, apesar de todo o planejamento e cuidado, você precisar de ajuda, seja em caso de lesão ou algum mal-estar, haverá sempre um profissional ou um corredor experiente por perto, pronto para ajudar.


Veja alguns depoimentos de outros membros da assessoria esportiva Sou + Turma da Corrida:


O Blog Loucos que Correm recomenda:

Pindamonhangaba- SP


Sua opinião e suas sugestões são muito importantes para fazer esse blog ainda melhor. Conto com sua participação.

Aproveite o campo abaixo, ok!

Ah.. curta, comente, compartilhe e volte sempre!

ah…, clique aqui e curta nossa página no facebook!

Gratidão!

Fabio Frasson

Fabio Frasson

fabio.frasson@yahoo.com.br

6 comentários para Por que treinar com uma assessoria esportiva?

  • Edilene  disse::

    Excelente texto! Li várias matérias aqui e gostei muito.

    • Fabio Frasson  disse::

      Edilene, fico muito feliz que tenha gostado do blog. Gratidão pelas palavras. Continue acompanhando, heim. Até a próxima!

  • Erika  disse::

    Adorei o texto! E obrigada por confiar em nosso trabalho, Assessoria Esportiva Sou Mais turma Da Corrida.

    • Fabio Frasson  disse::

      Gratidão, Erika. O blog é feito com muito carinho, assim como o trabalho de vocês.

  • Elza Louza  disse::

    Parabéns Fábio, que texto bem elaborado!!!!
    Fico feliz em fazer parte desses loucos por corrida!!
    Sendo muito bem assessorada!!!!
    Sou + Turma da corrida!!!!

    • Fabio Frasson  disse::

      Elza, é muito gratificante ver que o post está agradando tanto. Gratidão pelas palavras de incentivo. Quanto a ser um desses loucos, é…. o bichinho da corrida é poderoso.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>